MultimídiaVídeos

Juíza Andrea Keust Bandeira discute sobre assédio na maternidade no Amatra19 Entrevista; assista

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT/PE), Andrea Keust Bandeira de Melo, foi a convida especial do Amatra19 Entrevista. A live, que aconteceu nesta segunda-feira (12/08), das 20h30 às 21h, foi conduzida pelo presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho. O tema debatido foi “Assédio à Maternidade”.

No Amatra19 Entrevista, Alonso e Andrea iniciaram a conversa abordando como a entrevistada começou a se aprofundar sobre o assédio, principalmente no mundo do trabalho. Em seguida, a entrevistada também explicou didaticamente a definição de assédio e também o estudo de personalidade do assediador e assediado.

A juíza Andrea Keust também detalhou a Resolução do Conselho Nacional de Justiça, de número 351/2020, que estabelece diretrizes claras para prevenção e o enfrentamento do assédio sexual, moral e discriminação.

Ela também listou os principais assédios durante o período maternidade, que expõe as mulheres a situações de humilhação, constrangimento, intimidação, agressividade e ironia. Alguns dos exemplos citados são o impedimento de gestantes ao pré-natal ou de mães proverem assistência ao filho neurotípico, por exemplo.

A transmissão foi feita pelo perfil @amatra19 no Instagram. Portanto, siga o perfil da Amatra19 e acesse para assistir à live. O vídeo também pode ser assistido no canal da Amatra19 no Youtube.

Sobre Andrea Keust

Juíza do Trabalho no TRT da 6ª Região, Titular da 8ª Vara do Trabalho do Recife. Especialista em Processo Civil pela UNIPÊ. Pós-graduada em Direito à Saúde e Direito Médico pela UNIVASF. Pós-graduada em Psicologia Jurídica pela Faculdade IDE. Graduada em Direito pela UFPE e em Psicanálise pelo Instituto Freudiano de Pernambuco – IFP.

Foi Gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem nos biênios 2018/2020 e 2021/2023. Em 2023, integrou o Subcomitê de Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual. Atualmente, é membro do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do CNJ (Portaria 117/2024) e da Academia Brasileira de Ciências Criminais – ABCCRIM, onde integra a Comissão de Saúde Mental.

Supervisora e coordenadora adjunta do CEJUSC Recife-PE 1º grau no biênio 2023/2025. Escritora, palestrante e professora.