Notícias

Associados da Amatra19 participam de Seminário Internacional em Brasília

Associados da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região participaram do Seminário Internacional sobre Métodos Consensuais de Resolução de Disputas, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), em Brasília, no período de 5 a 7 de outubro. O juiz do Trabalho Flávio Costa ministrou aula no primeiro painel sobre a temática “Mediação pré-processual em conflitos individuais”.

O desembargador Pedro Inácio presidiu a mesa do quarto painel, no dia 6, que teve o título a Resolução adequada de disputas. A apresentação do juiz Flávio da Costa foi realizada em conjunto com a desembargadora Flávia Simões, do TRT10, e objetivou estimular a implementação da prática de mediação pré-processual em conflitos individuais para possibilitar a desjudicialização.

O evento também contou com a presença do desembargador vice-presidente do Tribunal, João Leite de Arruda Alencar, bem como das juízas do Trabalho do TRT-19, Alda Barros Cabús e Kassandra Carvalho e Lima.

Para o desembargador João Leite, o seminário foi muito proveitoso, pois pôde ouvir profissionais e acadêmicos com bastante conhecimento na área da mediação, tanto no âmbito nacional quanto internacional. “Os palestrantes relataram suas experiências na prática e também aspectos técnicos e principiológicos importantes para o exercício da mediação e conciliação, hoje considerados não mais como medidas alternativas, mas como meios mais adequados para a solução de determinados tipos de conflitos”, ponderou.

O magistrado ainda salientou que, na seara trabalhista, os Cejuscs dos TRTs vêm atuando com tal propósito, embora ainda se possa avançar para tornar a mediação e a conciliação ferramentas mais eficazes para a resolução dos litígios, seja no âmbito judicial seja no pré-processual.

De acordo com a juíza Alda Barros, o evento reuniu as maiores autoridades em conciliação no país e algumas personalidades reconhecidas internacionalmente. “Tocou-me bastante a participação do professor doutor Sukhsimranjit Singh, indiano radicado nos EUA, que alia de modo muito especial o uso da técnica e a necessidade de desenvolvimento pessoal ensinada no Oriente, instruindo-nos que somente por meio da conexão humana é possível promover a confiança necessária a uma mediação eficiente”, pontuou.