Notícias

Entrega de premiação da Amatra 19 é marcada por “construção transdisciplinar”

Amatra 19 faz entrega de prêmio às escolas participantes do Projeto TJC

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) realizou, na quarta-feira (01), a cerimônia de entrega dos prêmios às escolas participantes do Projeto TJC de 2019.

Das premiações às escolas, a Amatra 19 entregou a Pompeu Sarmento e Luiz Pedro I uma impressora a cada; já Hevia Valéria ganhou um ar-condicionado; o Pio X recebeu um retroprojetor e, por fim, a Lamenha Lins, uma impressora e um microfone.

A presidente da Amatra 19, juíza Carolina Betrand iniciou o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) para uma vida sustentável com educação, trabalho, justiça e cidadania.

Em seguida, o desembargador trabalhista João Leite, que estava via aplicativo, explicou a relevância do programa para o exercício da cidadania, que é implementado nas escolas. Na oportunidade, o desembargador parabenizou a rede Unicompra. “Nosso parceiro que vem colaborando com diversos eventos. Essa atuação demonstra seu compromisso social e comprometimento com direitos trabalhistas. Em razão disso, quero externar minha gratidão, pelo Tribunal, à empresa Unicompra por essa postura”, agradeceu.

A juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), Carmem Varejão Richlin, que também participou de forma telepresencial, agradeceu o convite e fez uma breve explicação como é realizado o programa em Recife. “Visitamos as escolas e semeamos noções básicas, para que ainda na escola os alunos possam multiplicar esse conhecimento e, quem sabe, usufruir como um menor aprendiz”.

A magistrada citou a importância da cartilha distribuída durante as visitas e também o número de estudantes abrangidos pelo programa no estado. “Pernambuco foi o primeiro estado a implementar o projeto, ainda em 2005. Hoje são mais de 100 mil estudantes beneficiados”, explicou, acrescentado também a importância da Cartilha do Trabalhador, publicada em formato de quadrinhos, com informações sobre direitos e deveres da classe trabalhista. O impresso tem como objetivo, repassar noções básicas de direito, ética, moral e cidadania, além de direitos fundamentais e obrigações do cidadão.

Outra convidada do estado de Pernambuco foi a coordenadora de Desenvolvimento Geral de Educação, da Gerência Regional de Educação – GRE, Recife Norte, Elyne Paiva, que salientou que o programa trata os direitos e deveres trabalhistas de forma séria, mas com leveza. “Os estudantes conseguem participar, interagir, contribuir e tirar suas dúvidas. Por isso, a importância de trabalhar nessa parceria, que prioriza a valorização pedagógica, mas também dá uma possibilidade de autonomia aos nossos educandos”, pontuou.

A Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Emília Caldas, ressaltou que a escola participante do programa acrescenta aos seus alunos mais conhecimentos, além de conscientizar sobre a realidade do mercado de trabalho e temas ligados à juventude. “Estamos abertos para novas parcerias, nada sem educação funciona”, acrescenta.

O juiz Alonso Filho, vice-presidente da AMATRA 19, que recitou um poema no encerramento do evento, evidenciou a proposta do programa de levar temáticas que possam ser relevantes aos estudantes. “O reconhecimento que essa parceria construiu para os jovens, que têm a oportunidade de promover atividades diferenciadas no dia a dia da escola, permite que eles exercitem outras competências”, destacou o juiz.