Vice-presidente da Amatra19, juiz Flávio Luiz da Costa prestigia segundo mutirão de vagas exclusivas para PCDs, realizado em Rio Largo
O juiz Flávio Luiz da Costa, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região, participou, na última quinta-feira (28/11), da segunda edição do Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho, ocorrido na Escola Municipal Dom Pedro I, em Rio Largo. A ação tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, quebrando as barreiras existentes.
A iniciativa disponibilizou 357 vagas de emprego em empresas do setor açucareiro de Rio Largo e região, com salários de até R$ 5 mil. As vagas oferecidas no mutirão incluíam cargos como motorista canavieiro, operador de máquinas, auditor de qualidade, cozinheiro e auxiliar administrativo.
O juiz Flávio Luiz da Costa, presidente do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do TRT-AL e coordenador do projeto Mutirão Vaga Inclusiva, destacou a importância de enxergar a diversidade de forma inclusiva. “Hoje foi um grande dia. Aquele dia em que você sai com um olhar diferente acerca da diversidade, lembrando que temos de retirar todas as barreiras para que possamos tornar todo e qualquer ambiente acessível para as pessoas com deficiência. E o grande destaque é que as empresas devem pensar em não apenas cumprir a vaga, mas incluir essas pessoas que tem direito ao trabalho, a um ambiente de trabalho digno”.
O magistrado também comentou sobre o resultado excelente obtido durante o mutirão. “O resultado não poderia ser melhor, tivemos uma expectativa de contratação de 152 pessoas com deficiência incluídas no mercado de trabalho após a finalização do mutirão. Resultado que, com certeza, contribuiu para deixar a sociedade alagoana mais justa, inclusiva e com mais respeito a diversidade que faz parte da raça humana”.
A segunda edição do Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho é fruto de uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTe), a Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas e a Prefeitura de Rio Largo.
Sobre o Mutirão
O projeto, agora em sua segunda edição, tem se consolidado como uma importante ferramenta de inclusão social e profissional. A primeira edição ocorreu em Maceió, em setembro de 2023, e resultou na contratação de cerca de 100 pessoas e no atendimento de mais de 400.