Vice-presidente da Amatra19, juiz Flávio Luiz da Costa participa de curso sobre letramento antidiscriminatório promovido pelo TRE/AL
O vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Flávio Luiz da Costa, participou, nos dias 9 e 10 de maio, da segunda parte do curso “Caminhos para um Letramento Antidiscriminatório”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A capacitação faz parte do escopo do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Equidade Racial, e teve a participação de servidores e magistrado do TRT-19, do TRE/AL e do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que são signatários do Pacto.
A primeira etapa do treinamento aconteceu nos dias 7 e 8 de março, no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti), em Jaraguá. O treinamento foi facilitado pelas professoras Manoela Alves e Ana Paula Azevêdo, do Instituto Enegrecer. Nesse primeiro momento, abordaram temas como combate ao racismo, discriminação de gênero e à comunidade LGBTQIA+, assim como estratégias para lidar com essas questões no setor público.
Na parte final do curso, realizada no TRT, foram abordados os temas assédio e combate ao machismo, temas sensíveis e dilemas experimentados pelas minorias, que figuram como obstáculos que o setor público precisa superar para promover a inclusão social.
Além do juiz Flávio Luiz da Costa, participaram do treinamento pelo TRT-19, a diretora-geral, Mary Lidian Ferraz; a secretária da Escola Judicial, Maristela Pellenz Casado; o secretário de Gestão de Pessoas, Marcus Veríssimo, e secretária substituta, Isabela Santa Ritta; a coordenadora de Comunicação, Luiza Barreiros; o chefe do Setor de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação e Proteção de Dados, Rodrigo Rodrigues; e o gestor do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Equidade Racial do TRT19, Marcelo Xavier.
Com informações e fotos do TRT/AL