Vice-presidente da Amatra19, juiz Flávio Luiz da Costa apresenta ferramenta de digitação por voz para agilizar audiências
O vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, apresentou, durante correição realizada na última quinta-feira (16/7), uma ferramenta de digitação por voz chamada Escriba ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL) e corregedor em exercício, desembargador Marcelo Vieira.
Desenvolvida inicialmente pelo TRT da 4ª Região (RS) e baseada no navegador Google Chrome, a ferramenta Escriba foi adaptada para integrar-se ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e promete revolucionar a realização de audiências nas varas de trabalho.
O Escriba permite que o assistente de audiência crie um módulo e o sincronize com o e-mail, armazenando automaticamente o conteúdo na nuvem e registrando-o diretamente na ata no PJe. Essa tecnologia não só agiliza o processo de documentação das audiências, como também contribui para a prevenção de doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), garantindo uma melhor qualidade de vida para os funcionários.
“A ferramenta Escriba representa um avanço significativo na eficiência das audiências, sem substituir o papel fundamental do assistente, que continua essencial na coleta de testemunhos”, explicou o juiz Flávio Luiz. O próximo passo, segundo ele, é a autorização da Corregedoria para a implantação do sistema em todas as demais varas do trabalho em Alagoas, com o devido treinamento dos assistentes de audiência.
O desembargador Marcelo Vieira elogiou a nova ferramenta. “Acredito que o Escriba ajudará a melhorar a prestação jurisdicional, tornando nossas operações mais eficientes e eficazes”, disse.
Com informações e fotos do TRT-19