TJC: Presidente da Amatra19 ministra palestra sobre direitos humanos para estudantes de escola estadual de Maceió
O juiz Alonso Filho, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), ministrou, na última quinta-feira (27/3), uma palestra sobre “Direitos Humanos: Fundamentos e Princípios” para estudantes do ensino médio da Escola Princesa Isabel. O evento ocorreu no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), no Farol, e faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), criado pela Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em Alagoas, a iniciativa é coordenada pela Amatra19 em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
O juiz Alonso Filho detalhou o conteúdo abordado na palestra, destacando a importância dos direitos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Trabalhamos os direitos fundamentais de cada pessoa humana: direito à vida, direito à liberdade, ao trabalho, à educação, à saúde, que estão assegurados internacionalmente pela Organização das Nações Unidas na Declaração de Saúde dos Direitos Humanos, de 1948, e, no Brasil, pela Constituição Federal em 1988”, explicou o magistrado.
A palestra proporcionou um espaço para reflexão e debate entre os estudantes, que puderam tirar dúvidas e compartilhar suas percepções sobre a aplicação dos direitos humanos na sociedade atual.
Sobre o programa TJC
O programa Trabalho, Justiça e Cidadania tem como objetivo disseminar noções essenciais sobre direitos fundamentais, direito do trabalho, ética e cidadania, contribuindo para a conscientização de empregados e empregadores acerca de seus direitos e deveres na relação de trabalho.
Para 2025, o programa ampliará suas atividades, incluindo, além das palestras, círculos de construção de paz, visitas ao Memorial Pontes de Miranda, uma audiência simulada no TRT/AL e a exibição do “Cine Debate-X”, um espaço de discussão sobre questões relevantes da atualidade.
As escolas selecionadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) para integrar o projeto foram a Princesa Isabel e a José da Silveira Camerino, ambas localizadas no complexo educacional do CEPA.