Programa TJC promove sessão de cinema e debate com estudantes de escolas estaduais sobre o filme “O milagre de Tyson”
Os estudantes das escolas estaduais Princesa Isabel e Professor José da Silveira Camerino, do Farol, participaram, na última terça-feira (19/11), do CINE DEBATE-X, iniciativa do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) para debater o X da questão. O evento, realizado no auditório da Escola Judicial da 19ª Região (EJUD-19), no Centro de Maceió, contou com a exibição do filme “O milagre de Tyson” e proporcionou um momento de reflexão sobre superação de desafios e preconceitos dentro e fora da escola.
Cerca de 90 estudantes participaram de uma sessão inspiradora ao conhecerem a história de Tyson Hollerman, um adolescente de 15 anos com autismo. Após anos de educação domiciliar conduzida por sua mãe, Tyson passou a frequentar uma escola tradicional, enfrentando desafios como o bullying e a adaptação a um ambiente novo. Apesar das dificuldades, ele superou barreiras e conquistou um marco extraordinário ao vencer a maratona de sua cidade, provando a força do foco, do esforço e do acolhimento.
A trama emocionou ao destacar temas como a luta das pessoas com deficiência, a necessidade de inclusão escolar e o impacto do apoio da família e da sociedade no desenvolvimento humano.
Após a exibição, um rico debate foi mediado pelo presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região, juiz Alonso Filho, que estimulou os alunos a refletirem sobre temas como respeito às diferenças, empatia, e a importância do apoio social para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. Os alunos se mostraram engajados e fizeram diversas perguntas.
O juiz Alonso Filho comentou sobre a iniciativa do programa TJC junto às instituições educacionais públicas. “Estamos concluindo mais uma etapa do programa com a participação de muitos estudantes. Queremos, antes de tudo, enfatizar que, mais do que promover a inclusão e a participação, o Poder Judiciário está se aproximando da sociedade, ouvindo e acolhendo as contribuições, especialmente da comunidade escolar”, afirmou.
Além dos estudantes, o CINE DEBATE-X também contou com a presença de professores e educadores das escolas participantes.
Programa TJC
A iniciativa faz parte do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, executado pela Associação Nacional dos Juízes da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região e Secretaria Estadual de Educação de Alagoas (SEDUC/AL). Através de atividades como esta, o programa busca transmitir noções de direito do trabalho, cidadania e cultura de paz para comunidade escolar, dentro e fora da instituição.