Notícias

Programa TJC leva noções de direitos trabalhistas a estudantes da Escola Princesa Isabel, no CEPA

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), realizado pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), levou, na manhã da última quinta-feira (12/6), mais uma palestra sobre direitos fundamentais dos trabalhadores a estudantes da rede pública.
 
Desta vez, a ação contemplou a Escola Princesa Isabel, localizada no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Os alunos participaram de uma conversa interativa com o presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, que abordou temas como carteira assinada, jornada de trabalho, salário mínimo e os direitos assegurados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 
Para o magistrado, a atividade se destacou pela participação ativa dos estudantes. “Foi possível perceber que o protagonismo juvenil é uma realidade no Brasil e no mundo. Precisamos apenas valorizar ainda mais esse protagonismo, oferecendo espaço para que os jovens se manifestem”, afirmou.
 
Alonso Filho destacou ainda que o TJC tem sido uma oportunidade para estabelecer um diálogo aberto com os estudantes, os professores e toda a comunidade escolar em Alagoas.

Sobre o TJC

 
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania tem como objetivo disseminar noções básicas sobre direitos fundamentais, direito do trabalho, ética e cidadania, contribuindo para a conscientização de empregados e empregadores sobre seus direitos e deveres nas relações de trabalho.
 
Em 2025, o programa está ampliando suas atividades, passando a incluir, além das palestras, círculos de construção de paz, visitas ao Memorial Pontes de Miranda, uma audiência simulada no TRT/AL e a exibição do “Cine Debate-X”, espaço dedicado à discussão de temas relevantes da atualidade.
 
As escolas selecionadas pela Seduc para integrar o projeto em 2025 são a Princesa Isabel e a José da Silveira Camerino, ambas situadas no complexo educacional do CEPA.