Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho prestigia abertura da exposição “Lendas Negras – Legados Inspiradores” do TRT/AL
Reafirmando o compromisso da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19) com ações voltadas à equidade e à inclusão, o presidente da entidade, juiz Alonso Filho, participou da abertura da exposição “Lendas Negras – Legados Inspiradores”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), na última segunda-feira (30/6), no Fórum Quintella Cavalcanti, em Maceió.
A iniciativa é do Subcomitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT/AL e tem como objetivo homenagear e valorizar a trajetória de homens e mulheres negros que contribuíram de forma significativa para a história do Brasil em diversas áreas, como ciência, cultura, política, esporte e educação.
Durante a cerimônia, o juiz Alonso Filho destacou a importância da exposição e a relevância de resgatar essas histórias. “O passado ecoa no presente e inspira o futuro. O que isso significa? Que precisamos ouvir esse eco, vindo dos acertos e dos erros da nossa história, para nos guiar no presente e projetar um futuro melhor”, afirmou. O magistrado concluiu desejando que essa inspiração se traduza em ações concretas no cotidiano, por meio de pequenas atitudes e do respeito ao próximo.
A abertura contou ainda com a presença do desembargador Antônio Adrualdo Catão, representando o TRT/AL, e da advogada e poetisa Gizele Cavalcante, que declamou uma poesia em nome do Sindicato dos Advogados de Alagoas.
A exposição segue aberta ao público no Fórum Quintella Cavalcanti até o dia 11 de julho. Em seguida, será transferida para o Fórum Pontes de Miranda, sede do TRT/AL, onde permanecerá de 14 a 25 de julho.
A mostra reforça o compromisso com a preservação da memória, o incentivo à educação antirracista e o reconhecimento da população negra como agente fundamental na construção da história do Brasil.
Com informações e fotos do TRT/AL