Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, participa do Fórum de Aprendizagem 2025 promovido pelo SENAC, Fecomércio e SESC
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, participou, na última quarta-feira (11/6), do III Fórum Alagoano de Aprendizagem Profissional 2025, promovido pelo SENAC, Fecomércio e Sesc. O evento teve como tema “Narrativas de Jovens Aprendizes: desafios, oportunidades e inclusão” e foi realizado no Centro de Inovação, em Jaraguá.
Alonso Filho foi convidado a integrar o encontro também por sua atuação à frente do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), voltado à construção e consolidação da cidadania.
O fórum reuniu representantes de diversas instituições, como o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho, além de outras entidades engajadas na causa. O juiz Luiz Ednaldo Lima, gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, representou o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região.
Também estiveram presentes o auditor-fiscal e secretário executivo da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Leandro Carvalho, e a coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (FETIPAT/AL), Nelma Nunes.
Para o juiz Alonso Filho, o momento foi marcante. Ele destacou a roda de conversa com os jovens aprendizes, que compartilharam como a aprendizagem profissional os ajudou a superar situações de vulnerabilidade — inclusive, em alguns casos, o trabalho infantil.
“Foram experiências maravilhosas, que mostram como a aprendizagem é um direito do jovem. A profissionalização deve ser promovida com respeito à idade mínima de 14 anos. A faixa etária da aprendizagem vai dos 14 aos 24 anos para pessoas sem deficiência, e é sem limite de idade para pessoas com deficiência”, pontuou.
Os jovens participaram ativamente das discussões, representando diferentes instituições de aprendizagem. Em seguida, houve uma roda de conversa com os representantes das entidades, na qual o magistrado reforçou a importância do trabalho legal, seguro e adequado à idade, que não comprometa o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Um novo encontro será realizado nesta sexta-feira (13), no município de Arapiraca, agreste alagoano. Na ocasião, os juízes também representarão a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Sobre o Fórum de Aprendizagem
O Fórum tem como objetivo promover o diálogo entre instituições, empresas, órgãos públicos e jovens aprendizes, fortalecendo a rede de apoio ao Programa de Aprendizagem e ampliando a inclusão no mundo do trabalho