Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho participa de hasteamento da bandeira LGBTQIA+ e lançamento cartilha sobre diversidade
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, participou, na última sexta-feira (27/6), do ato simbólico de hasteamento da bandeira LGBTQIA+, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), por meio do Subcomitê de Equidade Racial, Diversidade e Gênero.
O evento teve o objetivo de fortalecer o compromisso institucional com os direitos humanos, a equidade e o respeito à diversidade, bem como promover o diálogo interinstitucional em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva. A bandeira do arco-íris, símbolo universal do orgulho e da luta dessa comunidade, foi hasteada como instrumento de reafirmação do posicionamento do TRT/AL contra todas as formas de discriminação, inclusive no mundo do trabalho.
O presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, enfatizou a relevância da empatia para com as pessoas LGBTQIAPN+. “São pequenas atitudes diárias que podem tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo. O Tribunal do Trabalho de Alagoas está de parabéns por promover um ato dessa natureza. Devemos aliar a empatia a essa temática e a essa comunidade, formada por cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil, que tanto precisam do nosso apoio”, acrescentou.
Já o presidente do Regional Trabalhista, desembargador Jasiel Ivo, destacou que, com essa iniciativa, o Tribunal dá um exemplo de acolhimento, cidadania, tolerância e quebra de paradigmas na defesa dos direitos e da diversidade. “Estamos reunidos para reafirmar o compromisso público de que o TRT de Alagoas defende os direitos humanos e, acima de tudo, é uma casa acolhedora, que não tolera qualquer tipo de discriminação, que sinaliza que todos devem ser bem tratados e igualmente acolhidos. Temos consciência que existe, sim, um ódio silencioso e que a intolerância, a incompreensão e o preconceito devem ser rechaçados de todas as formas”, ressaltou.
Também estiveram presentes ao eventos juízes do trabalho Rinaldo Rapassi e Estefânia Reami Fernandes; analista Judiciário e integrante do Subcomitê da Equidade Racial, Gênero e Diversidade do TRT/AL, André Luiz Ferreira Santos; advogado Victor Montenegro, representando a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL); a advogada Gisele Cavalcanti, representando o Sindicato dos Advogados de Alagoas; o advogado Pedro Gomes, presidente da Caixa de Assistência da OAB/AL; o servidor do TRT/AL, Lauriston Chaves, presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 19ª Região (ASSTRA 19); e o representante do Conselho Estadual LGBT, Messias Mendonça.