Presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, acompanha posse do juiz Valter Souza Pugliesi na presidência da Anamatra para biênio 2025/2027
O juiz Valter Souza Pugliesi, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), tomou posse na última quarta-feira como presidente da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) para o biênio 2025/2027. A cerimônia, realizada em Brasília, contou com a presença do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho. Junto com Pugliesi, foram empossados ainda os 16 membros que compõem a Diretoria e o Conselho Fiscal.
Em seu primeiro pronunciamento como presidente da Anamatra, Pugliesi defendeu uma política remuneratória justa, linear, que valorize o sentido de carreira e que não promova a segmentação entre ativos e aposentados, conforme previsto na Constituição; a valorização do tempo de magistratura; e a gestão dos passivos, com observância das prioridades legais.
Antes da posse, o presidente da Amatra19, juiz Alonso Filho, participou da reunião do Conselho de Representantes da Anamatra. Na posse, parabenizou a nova diretoria da entidade, destacando a eleição do colega juiz Valter Pugliesi para a presidência e do juiz Marco Aurélio Marsiglia Treviso para a vice-presidência.
Ele também fez questão de agradecer e homenagear a presidenta que se despediu do cargo, juíza Luciana, reconhecendo seu trabalho e dedicação à frente da associação, junto com toda a diretoria, cuja gestão se encerrou no dia anterior.
Ao falar sobre o novo presidente, juiz Valter Pugliesi, Alonso destacou sua liderança no movimento nacional da magistratura trabalhista e manifestou confiança em uma gestão promissora, pautada pelo diálogo, pela capacitação e pelo compromisso com a categoria.
Autoridades
De Alagoas, também estiveram presentes ao evento o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Jasiel Ivo; o ouvidor do TRT/19, desembargador Marcelo Vieira; e o coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejusc), desembargador Roberto Gouveia.
A solenidade também foi prestigiada por diversas autoridades que compuseram a mesa de honra, entre elas: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Roberto Barroso; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o vice-presidente do TST, ministro Maurício Godinho Delgado; o subprocurador-geral do Trabalho e secretário do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, Fábio Leal Cardoso, representando o Ministério Público do Trabalho; o presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT) e vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), ministro Alexandre Agra Belmonte; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, representando a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas); a presidente da Associação Brasileira da Advocacia Trabalhista (Abrat), Elise Ramos Correia; o vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), Marcelo Souto Maior; e a secretária-geral da OAB Nacional, Roseline Rabelo de Jesus Morais.
Perfil de Valter Souza Pugliesi
Valter Souza Pugliesi, natural de Maceió (AL), ingressou na magistratura em janeiro de 1997, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), sendo transferido, em março do mesmo ano, para o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL). Titular da 4ª Vara do Trabalho de Maceió, possui ampla trajetória no movimento associativo da magistratura. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 19ª Região (Amatra19/AL) por dois mandatos, a partir de 2004.
Na Anamatra, desempenhou importantes funções, entre elas: vice-presidente (2023/2025), diretor de Assuntos Legislativos (2021/2023), conselheiro fiscal (2019/2021), diretor Administrativo (2017/2019), diretor Financeiro (2015/2017) e diretor de Informática (2011/2013).
É graduado em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e possui especialização em Direito Constitucional do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia.