Juízes Carolina Betrand e Alan Esteves participam de 1º Encontro das CIPAAs de Alagoas
Os juízes Carolina Bertrand e Alan Esteves, filiados à Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), participaram, na última quinta-feira (25/7), do Workshop do Trabalho Seguro e o 1º Encontro das CIPAAs de Alagoas. A ação, idealizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) por meio do Programa Trabalho Seguro (PTS), aconteceu na sede do IFAL, campus de Maceió, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27/07. Carolina Bertrand e Alan Esteves são gestores regional do Programa Trabalho Seguro.
O evento teve a finalidade de capacitar membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAAs) e promover um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo. A iniciativa reuniu mais de 220 participantes, incluindo membros de CIPAAs, sindicatos, instituições públicas e privadas, empregadores e estudantes.
Na abertura do workshop, a juíza do Trabalho Carolina Bertrand ressaltou a importância da presença de todos. “É com muita alegria que vejo o interesse por essa temática tão relevante. É uma satisfação acolhê-los para disseminar a cultura da prevenção e do bem-estar no ambiente laboral”, pontuou.
A programação incluiu a palestra sobre o tema “Assédio Moral, Sexual e Importunação: Como Identificar e Prevenir”. Esse aspecto foi abordado pelos médicos psiquiatras do IFAL, Vólia Brandão e Jorge Guedes, e pela secretária da Comissão de Assédio Moral e Sexual do Justiça de Alagoas (TJAL), Andréa Santa Rosa, que explanou sobre a perspectiva legal do assunto.
O evento também contou com duas oficinas temáticas: “CIPAAs: Plano de Ação e Práticas de Prevenção”, conduzida pela médica e professora da Uncisal, Francine Bahia e pelo engenheiro de Segurança do Trabalho Allan Vagner. Já com a temática , “Ambiente de Trabalho Seguro: Despesas ou Investimento”, foi conduzida pelo juiz do Trabalho Alan Esteves e pelo engenheiro civil João Guilherme.
Após a conclusão das atividades, todos voltaram a se reunir no auditório para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos. As interpretações e pontos de vista discutidos nas oficinas e na palestra contribuíram para a elaboração da Carta de Alagoas sobre Prevenção de Acidentes.
O juiz do Trabalho Alan Esteves considerou o workshop extremamente positivo e produtivo. “Houve interação com o público de diversos segmentos, o que favoreceu para o surgimento de ideias que podem contribuir para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais se torne uma das cinco prioridades para empresas, gestores e trabalhadores”.
Ainda conforme o magistrado, as principais sugestões foram: educação continuada, incentivos públicos, transparência nos dados, informação e comunicação. Esses elementos foram destacados como essenciais para melhorar as estatísticas negativas na área.
Com informações e fotos do TRT/AL