Juíza Alda de Barros lança livro sobre formação filosófica na magistratura do trabalho
A juíza do Trabalho Alda de Barros Araújo, filiada à Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), lançou sua mais nova obra, Agir Comunicativo e Formação nas Escolas Judiciais Trabalhistas: uma perspectiva educativo-filosófica. O livro propõe uma reflexão sobre a formação de magistrados e o papel da filosofia na construção de uma prática judicial mais dialógica e crítica.
A publicação é fruto da dissertação de mestrado da magistrada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na obra, a autora analisa o ensino de filosofia nos cursos oficiais de ingresso e formação da magistratura do trabalho, defendendo uma revisão dos atuais eixos formativos.
Com base na filosofia crítica e no pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas, Alda de Barros discute as diferenças entre as racionalidades instrumental e comunicativa e propõe a inclusão da filosofia habermasiana nos programas de formação inicial e continuada das Escolas Judiciais Trabalhistas. Segundo a autora, essa perspectiva torna-se ainda mais relevante diante da consolidação do sistema de precedentes no Judiciário brasileiro, ao fortalecer uma atuação pautada pelo diálogo, pela fundamentação e pela legitimidade das decisões.
Editada pela Pedro & João Editores, de São Carlos (SP), a obra conta com prefácio do professor alemão Dr. Karl Heinz Efken e apresentação do professor Dr. Anderson de Alencar Menezes, orientador da pesquisa. Além da versão impressa, o livro está disponível gratuitamente em formato digital na plataforma da editora, ampliando o acesso ao conteúdo para pesquisadores, magistrados e estudantes da área jurídica e educacional.




