MultimídiaVídeos

Juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo é convidado no Amatra19 Entrevistado

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra19), juiz Alonso Filho, conduziu, nesta segunda-feira (22/09), mais uma edição do Amatra19 Entrevista, que contou com a participação especial do juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo. O encontro trouxe como tema central: “Direitos Humanos e justiça social: o papel do juiz na proteção dos vulneráveis”.

Tratou-se ainda dos maiores desafios enfrentados pelo Judiciário ao garantir a efetividade de direitos humanos, bem assim como desenvolver uma postura empática em juízes cuja formação acadêmica muitas vezes não contempla a compreensão das realidades sociais mais vulneráveis, além da discussão sobre como o juiz, ao se aproximar das realidades sociais, pode também contribuir para o fortalecimento da democracia e da cidadania ativa.

A transmissão aconteceu no Instagram da @amatra19 e segue disponível também no canal da entidade no YouTube.

Sobre Antônio José de Carvalho Araújo

Antônio José de Carvalho Araújo é juiz federal titular da 9ª Vara dos Juizados Especiais Federais (JEFs) em Alagoas, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e é Mestre em Direito Público. Além disso, coordena o Comitê Pop Rua Jud da Justiça Federal em Alagoas, integra o Comitê Nacional Pop Rua Jud do Conselho Nacional de Justiça e coordena o projeto Vozes: narrativas sociais e diálogos com o sistema de Justiça.