Notícias

TJC: Amatra 19 inicia capacitação de professores em Maceió

As atividades do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (17) com a solenidade de abertura que ocorreu no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). Magistrados, educadores e representantes das entidades parceiras participaram do evento. Em seguida, foi iniciada a formação dos docentes que segue até a sexta-feira (19).

A coordenadora regional do programa, juíza do Trabalho Adriana Oliveira, apresentou o Programa e destacou seu objetivo. “Visa informar direitos e deveres dos cidadãos e dos trabalhadores, promover a aproximação entre a Justiça do Trabalho e a sociedade e, sobretudo, resgatar a condição de dignidade humana para nossas crianças”, afirmou.

De acordo com a magistrada, a ideia é ampliar o projeto, que promove o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos e fornecer valores que fundamentem a vivência dos direitos, por meio do projeto Educação em Valores.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX), juiz Sérgio Queiroz, agradeceu às entidades parceiras que apoiam a proposta. “Implantar o TJC em Maceió é um sonho antigo de nossa associação.  Temos trabalhado para aproximar a magistratura da sociedade, pois entendemos que é fundamental conhecer as realidades sociais para solucionar adequadamente os conflitos judiciais”, destacou.

O magistrado parabenizou os professores que se dispuseram a participar do projeto. “Nós sabemos como é difícil fazer educação. Ser professor, em nosso país, é abraçar uma profissão e transformá-la em um sacerdócio. É preciso entrega e muita dedicação. Por isso, faço meu agradecimento e reconhecimento pela disposição em participarem do projeto”, disse.

O TJC será inicialmente desenvolvido nas escolas Nosso Lar (antiga Élio Lemos), na Levada; Eulina Alencar, no Jacintinho; e Padre Brandão Lima, no Pinheiro. Todas as unidades são de ensino fundamental e recebem crianças de até 11 anos.

Foi elaborado um cronograma de visitas às escolas para acompanhar o andamento do projeto que terá culminância no dia 05 de dezembro, quando serão apresentados os trabalhos feitos pelos estudantes. Professores e diretores das escolas receberão certificados emitidos pela Anamatra. Alunos e docentes serão premiados pelo envolvimento com o Programa.

A secretária adjunta de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sílvia Cardeal, falou da dificuldade que a educação enfrenta para evoluir quando não há participação da sociedade. “Parcerias e projetos dessa natureza com certeza farão com que a educação brasileira vivencie saltos de qualidade muito mais apropriados”, afirmou.

Para o presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, o TJC é um trabalho desafiador para os juízes e todos que fazem parte do projeto. “É um dever do Estado, da família e da sociedade, segundo o artigo 227 da Constituição, cuidar das crianças e adolescentes e protege-las”, ressaltou.

Durante a abertura, houve ainda a apresentação do grupo de flauta da escola de bombeiros mirins do Corpo de Bombeiros Militar. Em seguida, os professores participaram do primeiro dia de formação, no auditório da Escola Judicial. O major do Corpo de Bombeiros Valdomiro Cavalcante ministrou palestra sobre o tema “respeito”.

São parceiros da Amatra na realização do projeto, o TRT/AL, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT 19), o Movimento Internacional pela Paz e não-violência (MovPaz) e o Corpo de Bombeiros Militar.