Notícias

Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania AMATRA19 vai até jovens da Escola Pio X

Em clima de interação e aprendizado, o programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região – AMATRA foi realizado, na noite nesta quinta-feira (15), na Escola Pio X, no bairro do Prado.

Apresentado pelo presidente da Amatra, Juiz Nilton Beltrão e pelo Juiz do Trabalho, Alonso Filho, o projeto que tem a iniciativa de promover o conhecimento dos direitos entre as crianças de escolas públicas, agora também possui o objetivo de atender os jovens de 14 a 24 anos, na idade do Contrato de Aprendizagem.

O presidente da Amatra iniciou a palestra esclarecendo os principais direitos dos trabalhadores empregados pela Consolidação das Leis de Trabalho – CLT, como carteira de trabalho, férias remuneradas, seguro-desemprego entre outros. E destacou que esses direitos foram consagrados e constitucionalizados por várias gerações que lutaram. “Há cerca de 150 anos, não havia regulamentação de jornada de trabalho. As pessoas morriam, trabalhando 18 e 19 horas”, recorda.

O Juiz do Trabalho, Alonso Filho, explicou que além promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos o projeto tem o objetivo de aumentar o número de vagas de aprendizes. “A ideia do projeto é ajudar, juntos ser ajudados, esclarecendo e sendo esclarecido. Quem ensina, também aprende, quem aprende também ensina. É um processo continuo”, esclarece.

O presidente da AMATRA lembrou ainda que “a Constituição estabelece como objetivo fundamental o ideal de construir uma sociedade livre, justa e solidária”. Nesse contexto, os magistrados do trabalho, por meio do TJC, almejam colaborar na materialização dessa finalidade constitucional, conferindo um pouco mais de cidadania à população, indo além das suas atividades judiciais e mantendo contato direto no seio da coletividade.