Notícias

Presidente da AMATRA19 alerta crescimento de suicídios em Alagoas

Dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal de Alagoas (NFAC) apontam que nos cinco primeiros meses de 2019 houve um aumento de 20% no número de suicídios cometidos em Alagoas. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 90 morte por suicídios, enquanto, de janeiro a dezembro de 2018, foram contabilizados 172 casos. No Brasil, 26 pessoas tiram a própria vida diariamente.

Diante do aumento expressivo no número de óbitos e da chegada do mês de campanha mundial de prevenção ao suicídio, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região – AMATRA19, Nilton Beltrão, afirma que toda atenção nesse período deve estar direcionada para medidas prevencionistas que podem obstaculizar o ato culminante de tirar a própria vida. “Precisamos sepultar ideias retrógadas que estão em nosso subconsciente e que muitas vezes nos sugere que aquele que fala em tirar a própria vida está apenas utilizando uma forma de chamar atenção”, afirma o magistrado, em referência aos que menosprezam pessoas que exteriorizam pensamentos suicidas.

Nilton Beltrão sugere que a publicização de ideias de um potencial suicida pode estar sinalizando o término de um caminho. “Um caminho de sofrimento patogênico, decorrente de uma ansiedade crônica, de um quadro depressivo, de uma síndrome de Bornout”, exemplifica.

O juiz também complementa dizendo que no mundo do trabalho isso pode ser culminado em decorrência “de um assédio moral, violência psicológica ou mesmo condição de trabalho degradante”. O magistrado finaliza elaborando uma analogia com a música ‘Lanterna dos Afogados’, do Os Paralamas do Sucesso, sobre o oferecimento de ajuda as pessoas com pensamento suicidas. “Como diz a música: ‘quem está na lanterna dos afogados, ainda está nos esperando’, basta apenas dirigirmos nosso olhar”. 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha que possui objetivo de conscientizar sobre a prevenção de casos de suicídios. No Brasil, a campanha foi instituída em 2015 com propósito de relacionar à cor ao mês que mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.