Notícias

Presidente da AMATRA 19 discute o novo mundo do trabalho e adoecimento psíquico em palestra na Seune

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho – AMATRA 19, Nilton Beltrão, proferiu palestra com tema “O novo mundo do trabalho e o adoecimento psíquico” na noite desta quarta-feira (02), durante o Colóquio de Saúde Mental no Trabalho promovido pela faculdade Seune.

Beltrão iniciou sua participação contextualizando o sistema capitalista contemporâneo fundado na denominada indústria 4.0, que possui como alicerces a tecnologia acentuada e a competitividade agressiva.

Ele destacou que esse modelo implica, muitas das vezes, modelos de gestão predatória cujas condutas configuram a prática de um assédio moral organizacional, focado estritamente na máxima produtividade, com cooptação psíquica plena do trabalhador, que, sem se dar conta, imerge no trabalho , deixando suas necessidades vitais em segundo plano, como comer, dormir, conviver com família e amigos, tudo em prol do alcance de metas organizacionais que imagina serem suas.

Nesse contexto, o magistrado citou o “burnout” como uma das doenças que surgem a partir desse contexto e concluiu com a frase: “A cada dia o trabalho é mais denso, tenso e intenso. Então, respira, inspira, senão a gente pira”.

Presidente da AMATRA 19 discute o novo mundo do trabalho e adoecimento psíquico em palestra na Seune