Notícias

Nilton Beltrão ministra palestra em seminário interno da Sesau

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), juiz Nilton Beltrão, foi um dos palestrantes da V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho voltada aos servidores públicos estaduais, especialmente membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos órgãos ligados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo do evento, iniciado na manhã da terça-feira (16), é disseminar a prevenção de acidentes de trabalho, com foco principalmente nos acidentes com materiais biológicos.

Beltrão, que é gestor regional do programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), abordou o tema “Saúde e Segurança do Trabalhador: Desafios e Conquistas”. Na palestra, o magistrado apresentou conceitos sobre os tipos de violência no ambiente de trabalho, a exemplo do assédio moral, fez um panorama acerca da legislação sobre acidentes de trabalho, e falou sobre relação entre chefe e subordinado. “Na relação hierárquica, a chefia deve ter por norte as premissas do amparo, reconhecimento e do diálogo, de modo a fomentar o engajamento do trabalhador na dinâmica laboral, propiciando um ambiente de trabalho hígido”, disse.

A programação do primeiro dia também contou com outras duas palestras. O engenheiro Alberto Rostand Lanverly falou sobre a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional na Prevenção dos Acidentes do Trabalho e a psicóloga Gleide Ribeiro Vilela, abordou o tema Desafio e Auto responsabilidade.