Notícias

Juízas do Trabalho criam perfil no Instagram para divulgar benefícios da conciliação

As irmãs Andressa Carvalho Menegaz e Kassandra Carvalho e Lima, juízas do trabalho de Goiás e de Alagoas, guardam mais que o sobrenome e a profissão em comum, elas são aficionadas pela conciliação. Foi justamente essa paixão que as motivou a criar o perfil “Você muito mais conciliador”, no Instagram, para divulgar os benefícios da prática. São publicações diárias com dicas, vídeos e conceitos sobre a cultura do diálogo e o uso dos meios consensuais de solução de conflitos.

Segundo as magistradas, o intuito do canal é difundir a cultura da paz e provocar a reflexão da sociedade e especialmente dos operadores do Direito. “Vivemos um momento em que ainda é muito arraigada a cultura adversarial. A litigiosidade exacerbada ainda é muito ensinada nas faculdades de Direito. Só recentemente, em dezembro de 2018, houve uma revisão das Diretrizes Curriculares da Graduação em Direito para tornar obrigatória a matéria referente aos meios consensuais de resolução de disputas, no entanto, ainda está no prazo de adequação para as faculdades formatarem o novo currículo”, disseram.

A mediação e a conciliação são formas natas da Justiça do Trabalho e reconhecidas como maneiras rápidas e eficazes para resolver embates por meio de acordo entre as partes. O Judiciário brasileiro envida esforços específicos, como política pública Judiciária, na promoção dessas práticas desde 2010, com a Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Alguns tribunais do Trabalho, apoiados nessa resolução, iniciaram os Centros de Conciliação há mais tempo, apesar de a Resolução específica da JT ter sido criada em 2016.

Andressa acredita que essa mudança de cultura ainda está no começo. “O Poder Judiciário sozinho não consegue atingir o objetivo dessas resoluções. Precisamos contar com a atuação dos demais operadores do Direito de forma colaborativa”, frisou.

Foi a partir dessa necessidade que as juízas viram na Internet a possibilidade mais efetiva de se alcançar os estudantes do Direito e os profissionais que atuam no Judiciário. “A internet possibilita uma enorme interação, podendo ser utilizada para potencializar soluções que acelerem os avanços sociais. Esse Instagram foi criado com esse propósito. A criação é recente, mas o feedback recebido só tem engrandecido nossa vontade de continuar e atingir cada vez mais pessoas que envidem esforços pela cultura da paz”, disseram.

Para as irmãs, difundir essa cultura por meio da internet permite um resultado exponencial e disruptivo, possibilitando uma troca diária de experiências e aprendizados sobre a temática da solução consensual dos conflitos trabalhistas. “Podemos compartilhar histórias, aprendizados, vivências, conhecer outras opiniões e assim promover uma transformação conjunta e colaborativa”, afirmou Kassandra.

E a distância, segundo elas, tem favorecido ainda mais o propósito de seguir divulgando os caminhos para a conciliação. “Atuamos em regiões distintas e temos dinâmicas de audiências e rotinas de trabalho diferentes, então, podemos promover o diálogo com diversidade de pensamento, o que na nossa visão é mais enriquecedor. Esperamos engajar cada dia mais pessoas para a cultura da conciliação, porquanto, nas hipóteses em que é viável, entendemos que esta é a melhor forma de solução dos conflitos”, destacaram.

Siga o perfil no Instagram: @vocemuitomaisconciliador