Notícias

Juíza Alda de Barros fala sobre constelação familiar na rádio Gazeta AM

 

A Juíza titular da 9ª Vara do Trabalho de Maceió, Alda de Barros Araújo, falou sobre direito sistêmico e a introdução da constelação familiar na resolução dos conflitos trabalhistas em entrevista à rádio Gazeta AM na manhã desta quinta-feira (27/10). Ela participou do quadro O Trabalhador e Seus Direitos do programa Ministério do Povo.

O direito sistêmico é um método de solução de conflitos com viés terapêutico que tem o objetivo de conciliar definitivamente as partes mediante o conhecimento e compreensão de causas ocultas geradoras do conflito. Esse método tem como fundamento e origem a Constelação Familiar do psicoterapeuta, filósofo e pedagogo alemão Bert Hellinger.

Segundo a Juíza do Trabalho, as leis sistêmicas são gerais e se aplicam a todas as relações, inclusive nos conflitos trabalhistas. “A partir de pequenas intervenções na audiência a gente percebe que as partes chegam a solucionar seu conflito básico. Os dois lados se reconciliam e o litígio passa a ser resolvido não apenas formalmente, mas na sua dimensão sociológica”, destacou.

A magistrada afirma que a técnica serve à conciliação, mas ela ressalta que já decidiu com base em leis sistêmicas. “Em todos os conflitos houve conciliação, mas em apenas um caso eu percebi que a melhor solução não seria uma conciliação, pois havia a violação grave de uma lei sistêmica”, disse.

O TRABALHADOR E SEUS DIREITOS – O quadro é uma parceria entre a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho e a emissora e vai ao ar toda segunda quinta-feira de cada mês, sempre abordando temas relativos ao mundo do Direito do Trabalho.

Ouça abaixo a entrevista na íntegra: