Notícias

Estudantes e escolas recebem premiação pela participação no TJC 2017

A culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania 2017 aconteceu na tarde da terça-feira (05), no auditório do Senai, no bairro do Poço em Maceió. Os alunos das escolas Élio Lemos, Brandão Lima e Eulina Alencar apresentaram vídeos e encenaram peças teatrais retratando temas como trabalho infantil e direitos da criança e do adolescente. No fim do evento, estudantes e professores foram premiados.

Estiveram presentes para compor a mesa de jurados, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região, Juiz Sergio Queiroz; o vice-presidente da entidade, juiz Nilton Beltrão; Maria José Ferreira, representando a Secretária Municipal de Educação (Semed); a procuradora do trabalho, Rosemeire Lobo; o conselheiro do Senai e diretor secretário da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Alberto Cabus; a coordenadora de ações sociais da Amatra, juíza Adriana Oliveira e os juízes Carlos Arthur Figueiredo, Sarah Paixão e Ana Luísa Amorim.

O TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Em Maceió, o programa é desenvolvido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) e pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). O objetivo é semear noções básicas de direitos e deveres dos cidadãos, de ética, de cidadania, dos meios de acesso à justiça, além de promover a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

Segundo Queiroz, a intenção é ampliar o público-alvo do projeto em 2018 e alcançar mais escolas. “Temos certeza que esse projeto fará uma grande diferença no futuro dessas crianças e jovens. Não mediremos esforço para que no próximo ano mais escolas possam ser alcançadas pelo TJC”, disse.

Na culminância, os estudantes foram premiados com medalhas e livros pelo envolvimento com o programa durante o ano e os docentes receberam certificado e vale-cultura.

Em paralelo ao programa, a Amatra desenvolveu o projeto Educação em Valores, que vai além de promover o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos. A ideia é que as crianças e jovens possam conhecem os principais valores que fundamentam a vivência dos direitos. No início do ano, os estudantes receberam materiais lúdicos, como o dicionário dos valores, que traz os significados de valores como respeito, ética, trabalho, honestidade e humildade.

São apoiadores do Programa, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, o Ministério Público do Trabalho e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.