Notícias

Entrevista: Nilton Beltrão fala sobre os reflexos da tecnologia no mercado de trabalho

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19), juiz Nilton Beltrão, participou, na manhã desta quinta-feira (13), do quadro “O Trabalhador e Seus Direitos”, do programa Ministério do Povo na Rádio 98,3FM. Ele falou sobre os efeitos da inovação tecnológica nas relações de trabalho.

Na entrevista, o magistrado destacou a precarização do trabalho como principal ponto negativo da chamada Indústria 4.0. “Após os fenômenos da revolução industrial, do fordismo e mecanização do último terço do século passado, a inteligência artificial, fundada no big data e em algoritmos, desconstrói premissas fático-jurídicas que alicerçaram as relações de emprego. Nessa perspectiva, a assunção do risco do trabalho, seja ele o risco econômico ou mesmo o risco físico, passa a ser suportado pelo trabalhador, e não mais por aquele que se apropria do ganho de capital”, disse.

De acordo com o juiz, a autonomia oferecida pela indústria passa uma falsa sensação de liberdade. “Uma aparente sensação de autonomia e liberdade pode repercutir em uma plena e incessante conexão com o trabalho, visto que o trabalhador vive além das horas efetivamente trabalhadas, mas somente é remunerado durante a execução dos serviços propriamente dita, gerando a necessidade de dobrar uma jornada diária para auferir uma renda mais substancial. É o conceito “on demand” também incorporado às relações de trabalho”, afirmou.

Outro ponto destacado por Beltrão foi a falta de controle de jornada. “Estamos vivendo uma nova forma de escravidão, não aquela a olho nu , mas uma escravidão tecnológica”, salientou. Para o magistrado, é necessário e urgente regulamentar estes novos tipos de relações de emprego.

O QUADRO – “O Trabalhador e Seus Direitos” é uma parceria entre a Amatra 19 e a rádio 98,3 FM Maceió e vai ao ar na segunda quinta-feira de cada mês, sempre discutindo temas relativos ao mundo do Direito do Trabalho.