Notícias

Crise causada pelo coronavírus pode reverter ganhos das mulheres no mercado de trabalho

Além do temor dos efeitos do coronavírus na saúde dos trabalhadores, a pandemia também trouxe outras preocupações para gênero específico no mercado laboral. A crise econômica ocasionada pelo coronavírus periga diminuir os ganhos econômicas das mulheres no mercado de trabalho. A constatação foi realizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo a instituição, as mulheres devem ser mais afetadas porque exercem atividades em segmentos afetados pela prática de distanciamento social, como turismo e varejo. No Brasil, 67% das mulheres trabalham em setores em que o teletrabalho não é usado. Outro ponto destacado pelo FMI é que as mulheres também estão agrupadas na informalidade, segmento mais prejudicado pela crise econômica atual.

O Fundo também aponta que a pandemia é responsável pelo aumento do risco de perda de capital humano entre as mulheres. Por exemplo, em países em desenvolvimento, muitas estudantes abandonam a escola para trabalhar para complementar o rendimento do grupo familiar.

Entre as soluções para reverter essa situação, o relatório do FMI elenca que os governos devem promover incentivos para que tenha um equilíbrio entre trabalho e responsabilidades familiares, garantir renda para os mais vulneráveis e também melhorar o acesso aos cuidados de saúde.