Associado da AMATRA 19 participa no TJ/AL de lançamento da Coordenadoria de Direitos Humanos

O desembargador Marcelo Vieira, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), participou na última terça-feira (10), da sessão solene realizada pelo Tribunal de Justiça para lançamento da Coordenadoria de Direitos Humanos do Judiciário estadual. O evento teve a presença do juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo Semer, que afirmou que o Judiciário não pode ser omisso na defesa dos Direitos Humanos. “Normalmente, quem se dedica a esse trabalho recebe um certo ar pejorativo: ‘esse pessoal dos direitos humanos’. Eu diria que os juízes são e jamais devem deixar de ser ‘esse pessoal dos direitos humanos’”, disse.

Além da assinatura da Portaria nº 2.629, que lançou a Coordenadoria dos Direitos Humanos do TJAL, a solenidade serviu para que o governador Renan Filho sancionasse a lei que altera a competência material da 13ª e 14ª Varas Criminais da Capital, que serão específicas para o combate aos ataques contra as minorias, como negros, índios e LGBTs. Segundo Renan, em tempos de extremismo, é preciso promover a união da sociedade, garantir direitos a quem não tem, e permitir que as minorias tenham o direito de se expressar.

O presidente do TJ/AL, desembargador Tutmés Airan, também anunciou o lançamento de editais que vão financiar pesquisas relacionadas aos direitos humanos via bolsa de estudo, através do programa Justiça Estratégica.

Via: TRT da 19ª Região