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Amatra 19 vai desenvolver programa TJC em escolas de Alagoas

A recém-criada Coordenadoria de Ações Sociais da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra XIX) pretende implementar o programa Trabalho, Justiça e Cidadania em escolas de Alagoas a partir do início de 2017. A ideia é ampliar o projeto de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) – que promove o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos – e fornecer valores que fundamentam a vivência dos direitos.
Segundo a juíza do trabalho Adriana Oliveira, uma das responsáveis pela iniciativa, o projeto Educação em Valores tem como proposta a formação do caráter ou excelência humana possibilitando aos professores e estudantes condições para identificar, incorporar e vivenciar, por meio de ações concretas, os valores que lhes permitirão encontrar-se consigo mesmo e com os outros, na dimensão da solidariedade e do bem comum, através de uma vida dotada de princípios éticos e de cidadania. “É um projeto pioneiro porque amplia um pouco mais o programa da Anamatra, promovendo o desenvolvimento do caráter, da excelência humana, para possibilitar no futuro uma sociedade mais ética, justa, pacífica e solidária”, destaca a magistrada.
As juízas Kassandra Carvalho, Sarah Paixão e Thacia Cardoso também fazem parte da Coordenadoria, que está atuando na captação de parceiros para o projeto. Algumas instituições e órgãos foram contatados e manifestaram interesse em participar do Programa, a exemplo da Controladoria Geral da União, do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL) e do Corpo de Bombeiros Militar.
De acordo com a juíza Adriana Oliveira o projeto vai trabalhar dez valores humanos em sala de aula, um a cada mês, durante o ano letivo. “Objetivo é construir uma cultura de paz e solidariedade entre as crianças. É promover o conhecimento dos direitos e dar sustentação à vivência desses direitos através dos valores”, afirmou.
Os valores a serem trabalhados com as crianças dos 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental são o respeito, a ética, trabalho, honestidade, solidariedade, justiça, humildade, paz, igualdade e a tolerância. O projeto contará ainda com a aplicação do Dicionário dos Valores, uma cartilha contendo o conceito de cada valor, explicados de modo lúdico por meio de, por exemplo, histórias infantis. As atividades do Programa em cada escola participante deverão ser monitoradas mês a mês, com culminância do Projeto no mês de novembro e apresentação dos trabalhos realizados pelos estudantes.
Trabalho, Justiça e Cidadania
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.
Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o Programa tem permitido que os magistrados do trabalho se aproximem tanto das crianças e jovens estudantes como dos profissionais de educação, e se torna ainda mais abrangente com a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a simulação de audiências e julgamento, instrumentos de integração positiva que têm trazido ótimos resultados.
O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho; estudantes dos cursos profissionalizantes, de escolas de jovens e adultos (EJAS) e também por parcerias com entidades da sociedade civil.