Notícias

Alunos tiram dúvidas sobre direitos básicos em escola municipal no Jacintinho

Dezenas de alunos e moradores do bairro Jacitinho prestigiaram o projeto Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (AMATRA19), na noite desta quinta-feira (22), na Escola Municipal Antônio Semeão Lamenha Lins. O projeto foi apresentado pelo presidente da AMATRA19, Nilton Beltrão, e pelo Juiz do Trabalho, Alonso Filho.

A palestra foi iniciada por Nilton Beltrão, que, após a apresentação do projeto, sanou dúvidas dos presentes sobre aviso prévio, FGTS, décimo terceiro e férias. Diversos alunos enviaram perguntas, na sua grande maioria, relacionado aos direitos e deveres das empregadas domésticas. Todos os questionamentos foram respondidos.

Durante a apresentação, o magistrado destacou que quando um cidadão respeita outro individuo, exerce seu direito. “ A cidadania constitui uma espécie de dupla condição. Da mesma maneira que o indivíduo é detentor de direitos, também é possuidor de deveres. Esse elo entre exercer seus direitos e respeitar o direito do outro é o exercício da cidadania”. 

Como iniciativa de construção de cidadania, o juiz do Trabalho Alonso Filho esclareceu dúvidas sobre o contrato de aprendizagem, importância da qualificação dos jovens para o mercado de trabalho e a diminuição do desemprego. Assim como destacou que inserção do jovem é interessante para as empresas. “No primeiro emprego, os empresários têm mais oportunidade de fidelizar seus funcionários nas normas e visão da empresa”, concluiu.