Notícias

Alunos de escolas municipais participantes do projeto TJC visitam dependências da Justiça do Trabalho

A manhã desta quarta-feira (16) foi de conhecimento e evolução pessoal para os estudantes das Escolas Municipais Professora Hévia Valéria, do Village Campestre I, e Luiz Pedro da Silva I, de Petrópolis, parceiras do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região – AMATRA19. Cerca de 50 alunos puderam conhecer de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho por meio da visitação aos principais setores da justiça trabalhista.

A visitação começou pela sala de sessões do Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19º Região. Na ocasião, os estudantes foram recebidos pelos desembargadores e acompanharam ao vivo uma audiência de revisão de sentenças. Desde a criação do TJC, é a primeira vez que estudantes das escolas participantes puderam assistir a uma sessão.

A juíza do Trabalho Adriana Lima, coordenadora do programa TJC, classifica esse momento como único e muito marcante na vida das crianças e jovens que participaram da visitação. “Estamos dando oportunidades para que a visão de mundo deles se amplie em relação ao próprio futuro e isso nos deixa muito feliz”.

Após a visitação à sala de sessões, a próxima parada foi em frente ao Tribunal, onde aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil, Alagoas e do próprio TRT. Três estudantes foram convidados para realizar o levamento dos pavilhões. Os hinos foram tocados com maestria pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros, que, em seguida, também entoaram alguns sucessos da música popular brasileira, como Gostava Tanto de Você, de Tim Maia.

Além disso, os estudantes também tiveram acesso à história sobre a Justiça do Trabalho em Alagoas, aos instrumentos e ferramentas usados desde a década de 40, como vestimentas e carteira de trabalho, durante a visitação ao Memorial Pontes de Miranda.

Em seguida, se dividiram em três grupos e conheceram a 5ª, 7ª e 10ª Vara do Trabalho. Os magistrados explicaram nomenclaturas do Direito, etapas de uma audiência e também indicaram a posição de assento de cada parte interessada na sala, possibilitando que os estudantes tivessem uma imersão na justiça trabalhista. Alguns estudantes, como a Laura Cristina, da Escola Professora Hévia Valéria, puderam vestir a toga, vestimenta usada pelos magistrados.

Após o conhecimento dos principais órgãos da Justiça do Trabalho em Alagoas, a visitação foi encerrada no pleninho com sessão de tira-dúvidas e entrega dos lanches.

O presidente da AMATRA19 Nilton Beltrão afirma que, no campo institucional, o programa TJC aproxima a sociedade dos juízes do Trabalho, enquanto no campo pessoal, destaca-se a singular sensação de contribuir na formação cidadã dos estudantes, em regra, tão carentes de oportunidades. “A visita às dependências da Justiça do Trabalho, principalmente, à sala de audiências, para uma criança, é um momento inesquecível, que se aglutina aos demais eventos já vivenciados no âmbito desse programa.”

Sobre o TJC

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) em conjunto com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) que possui o objetivo de transmitir conteúdos sobre noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente para estudantes de escolas públicas do Estado. O projeto conta com a participação de membros do Ministério Públicos, advogados, magistrados e servidores do Judiciário.